quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Espaguete, molho de tomate e almôndegas


Ingredientes para as almôndegas (para oito pessoas)

700 gramas de contra filé
300 gramas de linguiça defumada (moída junto com o contra filé, uma única vez)
1 ovo
pimenta do reino
molho inglês
azeite
cebola picada bem pequena
sal
você pode acrescentar ou substituir pelos temperos que gosta; mostarda por exemplo fica uma delícia

Para o macarrão e o molho (também para oito pessoas)
800 gramas de massa
2 latas de tomate

7 dentes de alho cortado em lâminas
pimenta calabresa
azeite
sal
manjericão a gosto
queijo parmesão ralado


Modo de fazer

Coloque numa tigela todos os ingredientes das almôndegas. Misture bem com as mãos, prove o tempero e, se precisar, acerte. Lave as mãos deixando-as ligeiramente úmidas para começar a moldar. Coloque uma quantidade da mistura na mão, aperte e enrole com o mesmo movimento que fazemos para enrolar um brigadeiro. Repita o processo para moldar as outras.
Coloque no fogo água e sal para cozinhar a massa. Enquanto aguarda a fervura, aqueça um pouco de óleo ou azeite numa frigideira grande e frite as almôndegas virando-as para que dourem dos dois lados. Retire-as da frigideira e reserve-as.
Aproveite a gordura que restou e volte a frigideira para o fogo. Coloque as lascas de alho, doure-as suavemente, acrescente a pimenta calabresa, o tomate , um pouco de água (aproveite para “limpar” a lata) e sal. Mexa partindo os tomates, aguarde ferver, baixe o fogo e tampe. Se precisar, acrescente mais água aos pouquinhos.
A essa altura a água do macarrão já estará fervendo. Coloque a massa, misture um pouco para que não grude e deixe-a cozinhando pelo tempo indicado na embalagem. Quando a massa estiver quase pronta, coloque as almôndegas e as folhas de manjericão no molho de tomate e mantenha-os no fogo. Escorra o macarrão e junte-o ao molho. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado na hora e folhinhas de manjericão enfeitando.

Dicas: caso não queira fritar as almôndegas, elas podem ser cozidas diretamente no molho de tomate. Para isso, prepare-o numa panela para que o molho cubra as almôndegas.

BOM APETITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário